Combates aéreos sobre as Malvinas (1)
Mais do que mísseis para derrubar um C-130
O Hercules decolou às 6:30h, mas retornou pouco tempo depois por falhas técnicas. Após os reparos emergenciais, uma nova decolagem ocorreu às 8:53h. O ponto inicial da missão foi atingido às 10:15h e, a partir deste ponto a aeronave argentina passou a executar um padrão de voo típico de busca e esclarecimento.
Já se aproximava das duas horas de voo quando a aeronave argentina foi rastreada pelo radar de busca aérea da fragata HMS Minerva (classe Leander) cerca de 50 milhas ao norte da Ilha Pebble/Isla Borbón. Imediatamente a fragata vetorou dois Sea Harrier da Royal Navy que realizavam CAP nas proximidades para interceptar o Hercules.
Os dois Sea Harrier pertenciam ao esquadrão No.801, então baseados no HMS invencible, sendo que o líder era o Capitão-de-Corveta Nigel “Sharkey” Ward (pilotando o XZ451) e na sua ala estava o Capitão-Tenente Steve Thomas. Cada Sea Harrier estava armado com dois mísseis AIM-9L Sidewider nos cabides externos das asas e dois canhões ADEN de 30 mm em pods sob a fuselagem. Os cabides internos eram ocupados por tanques de combustível.
…volando a 10.000 pies (nivel de vuelo 100) tal cual lo ordenado, el IFF se enciende por 10′- 7′- 6′, se mantiene encendido… ¡Estamos en emergencia! …
Não houve mais informações sobre os sete tripulantes que estavam a bordo. Faleceram neste episódio os seguintes militares argentinos:
- Vicecomodoro Hugo César Meisner
- Capitán Rubén Héctor Martel
- Capitán Carlos Eduardo Krause
- Suboficial Principal Julio Jesús Lastra
- Suboficial Auxiliar Manuel Alberto Albelos
- Cabo Principal Miguel Angel Cardone
- Cabo Principal Carlos Domingo Cantezano