Iphan embarga etapa carioca do Air Race no Aterro Flamengo
A medida foi tomada, de acordo com o instituto, porque os organizadores não comunicaram ao Iphan sobre a realização do evento, cuja estrutura estaria sendo montada no Parque do Flamengo, tombado como patrimônio cultural desde 1965.
O Iphan determinou a retirada dos tapumes metálicos já instalados no local, a apresentação de um projeto de evento que seja adequado ao parque e a assinatura de um termo de compromisso assegurando a entrega da área tombada em bom estado.
Pela manhã, o prefeito Eduardo Paes defendeu o evento. Segundo Paes, o Red Bull Air Race é importante para a cidade. O prefeito vai se reunir na quarta-feira com moradores do Flamengo que são contra a realização da corrida aérea.
Os moradores da região querem que o evento, que acontece pela segunda vez no Brasil, seja transferido de local ou mesmo proibido pela prefeitura. Como argumento, as associações pretendem mostrar que a corrida aérea parou a Zona Sul do Rio em 2007, exatamente como aconteceu no feriado do Dia de Tiradentes, quarta-feira passada, quando um evento religioso parou a cidade e reuniu mais de um milhão de pessoas e quatro mil ônibus na Enseada de Botafogo.
FONTE: O Globo