Que tal a FAB voltar a operar hidroaviões?
Beriev Be-200
Projetado para realizar operações de busca e salvamento no mar, patrulha de fronteira marítima, combate a incêndios e outras operações para o interesse da economia nacional. É um avião de asa alta enflechada, com cauda em T e cabine pressurizada.
A aeronave pode operar de aeródromos de segunda categoria, com pista de 1.800m ou a partir da água com profundidade de mais de 2m e ondas de até 1,2m (estado de mar 3).
O Be-200 é equipado com o sistema integrado de controle de voo ARIA-200M, que garante a navegação e o controle em todos os estágios do voo, em qualquer tempo, dia e noite, bem como análise automática, monitoração e gravação do voo e operação de todos os sistemas de bordo.
Seeu equipamento de busca e salvamente consiste de radar de busca, equipamento de rádio para comunicação com embarcações, um sistema de áudio externo de alerta e um holofote. O avião anfíbio leva dois botes infláveis para lançamento, com capacidade para 20 pessoas cada e pode levar dois botes motorizados para 4 pessoas cada.
A aeronave também tem provisão para observador e operador de estações de trabalho. O avião pode levar até 50 pessoas resgatadas em assentos rebatíveis ou até 30 pacientes em macas.
O Beriev Be-200 opera com dois tripulantes, tem peso máximo de decolagem de 43t, cruza a 710km/h, alcance de 3.600km, e pousa e decola em 960 e 820m de água respectivamente.
As turbinas são duas Ivchenko-Progress D-436TP, de 7.500kg de empuxo máximo cada. São turbinas econômicas, preparadas contra a corrosão para o uso no mar. Turbinas Rolls-Royce semelhantes também podem ser usadas.