Demonstrador do futuro pós-Gripen, versão em escala

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A Universidade de Linköping divulgou informe, com foto e vídeo, sobre o voo de um demonstador de um “caça genérico do futuro”, fruto de um contrato concedido pela SAAB e a FMV (organização responsável pela compra e desenvolvimento de equipamento militar na Suécia) para a sua divisão FluMeS  (Fluid and Mechatronic Systems), do Departamento de Gerenciamento e Engenharia da universidade.

O conceito constitui uma meta e um objeto comum de estudo, para a pesquisa de defesa de longo prazo, e para o desenvolvimento aeronáutico de cunho estratégico. Os focos do conceito, desenvolvido em conjunto com a SAAB, são a capacidade stealth (furtiva), uma baia interna de armamentos e capacidade “supercruise” (voo supersônico sem uso de pós-combustão).

Já as metas do demonstrador, construído em escala de 13% e equipado com motor a jato, são mostrar uma forma custo-efetiva e rápida de se projetar e voar um demonstrador de conceito, avaliando o uso de um demonstrador em escala como ferramenta para desenvolver aeronaves, como um “túnel de vento voador”.

O demonstrador tem 2,4 metros de comprimento, 1,5 metros de envergadura, peso de decolagem de 15 quilos e empuxo de 160 N. O primeiro voo foi realizado em novembro de 2009. No inverno (da Suécia) o demonstrador recebeu equipamentos de testes em voo em preparação para a campanha de voos seguinte, planejada para a primavera e verão de 2010 (também da Suécia – Hemisfério Norte).

FONTE / IMAGENS / VÍDEO: Universidade de Linköping

COLABOROU: Nick

NOTA DO BLOG: uma curiosidade é que, na história do desenvolvimento de caças da Saab, o Draken foi precedido de um modelo em escala, porém bem maior (70%) e tripulado, para demonstrar o conceito de duplo delta: o Saab 210, das imagens abaixo, apelidado de “dragãozinho”.

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