Comandante da Aeronáutica inaugura novas instalações em Cachimbo
O prédio do Esquadrão Hóspede é dotado de salas operacionais para reunião, auditório para 60 pessoas, sala de estar, refeitório e vestiários. Toda esse infraestrutura vai atender os vários esquadrões operacionais que utilizam o Campo de Provas em seus exercícios militares. Já o Hangar Fortaleza recebeu essa denominação pois as estruturas foram trazidas da Base Aérea de Fortaleza. O local possui cerca de 2 mil metros quadrados e será destinado à manutenção de aeronaves. A obra demorou aproximadamente seis meses para ser concluída.
“Sem dúvidas, a estrutura que está sendo inaugurada melhorará significativamente o apoio às unidades aéreas da Força Aérea”, analisou o Tenente-Coronel Jorge José Carmo, diretor do CPBV.
Na oportunidade, o Tenente-Brigadeiro Saito visitou também as obras de ampliação da usina hidrelétrica do CPBV, responsável pelo abastecimento do Campo de Provas. A produção da própria energia representa uma economia anual superior a R$ 500 mil, considerados o valor da energia gerada e os serviços de manutenção executados pelos próprios militares da FAB.
No início de sua história, na década de 50, o então Destacamento de Cachimbo abrigou a primeira usina hidrelétrica da região Amazônia, com capacidade de 37,5KVA. A geração atual é de 800KVA, aproximando-se da demanda média para manutenção das instalações. Com a conclusão das obras, prevista ainda para este ano, a expectativa é aumentar a geração de energia para 2500KVA, cerca de 66 vezes a capacidade do primeiro módulo instalado nos anos 50.
FONTE / FOTO: FAB (CECOMSAER)
VEJA TAMBÉM: