O Armée de l´air (Força Aérea Francesa), informou que a DGA (direction générale de l’armement – direção geral de armamento) anunciou, no primeiro dia deste mês, a encomenda de oito aviões de transporte  Casa CN 235. Trata-se de decisão do Ministro da Defesa tomada no final de 2009. As aeronaves vão se somar à frota de 19 unidades já em serviço do modelo, e que dividem com os Transall C160 e Hercules C130 as missões de transporte da Força Aérea Francesa.

O Casa CN 235, que entrou em serviço no Armée de l´air em 1993, tem capacidade de transportar 5 toneladas de carga ou 40 passageiros. Na categoria de transporte tático leve para realização de missões logísticas e de lançamento de paraquedistas, sua autonomia é de 3.500 km. Três aeronaves da frota estão estacionadas na base aérea da Martinica, tendo sido empregadas nas missões de ajuda humanitária ao Haiti.

Segundo o informe, a aquisição é uma das medidas transitórias para manter a capacidade de transporte aéreo enquanto se espera pela chegada dos transportes A400M. As oito aeronaves CN 235 deverão ser recebidas entre 2011 e 2013.

FONTE / FOTO: Força Aérea Francesa (Armée de l´air)

VEJA MAIS:

wpDiscuz