O grupo Jane’s informou que a Suécia está acelerando os planos para integrar plenamente o míssil MBDA Meteor (na foto acima, sob as asas) no caça Gripen. A rápida disponibilidade do Meteor é vista como uma capacidade chave para os clientes de exportação. Fontes do programa sueco disseram ao Jane’s que muito trabalho de desenvolvimento já foi completado com o Gripen e que o míssil já está funcional com o caça, com uma capacidade de “ir para a guerra” disponível hoje.

O Meteor é um programa colaborativo europeu entre o Reino Unido, França, Itália, Espanha, Suécia e Alemanha. A arma é planejada para ser o míssil BVR primário de todos os modernos caças europeus: Gripen, Eurofighter e Rafale.

A Saab se envolveu no programa Meteor no início de 2003, quando a Saab Bofors Dynamics foi contratada para desenvolver e produzir o protótipo do míssil. No mesmo ano, a Saab Aerosystems fechou contrato para a integração do Meteor no Gripen. A Saab portanto tem uma participação chave no programa Meteor.

O Gripen é o primeiro caça a ter disparado o míssil Meteor. O primeiro lançamento ocorreu em 2006.

Enquanto o Reino Unido lidera o programa de desenvolvimento, todos os testes em voo até agora foram feitos com equipamento sueco, por causa dos atrasos nas outras plataformas, principalmente do Eurofighter Typhoon. O MoD britânico reconheceu um disparo não comunicado de um míssil Meteor em 3 de junho de 2009, de um Gripen contra um alvo Mirach, nas Ilhas Hébridas. “O disparo testou com sucesso a habilidade do míssil de adquirir e rastrear um alvo em baixa altitude e com ruído do mar como fundo. Este foi o primeiro teste usando hardware de pré-produção”, disse o MoD.

Até agora, seis mísseis Meteor foram disparados desde 2006 – todos por Saab Gripens. No final de 2009, as verificações de ajuste e forma do Meteor no Tornado foram feitas e em fevereiro de 2010 foram realizados testes cativos em voo com mísseis inertes.

Em março de 2010, o Tornado de testes ZE203 da QinetiQ completou os testes de ejeção do Meteor para provar a separação segura dos mísseis inertes. O primeiro teste com mísseis reais é esperado para o próximo mês de maio.

Enquanto isso, a Suécia está correndo para integrar o Meteor e ser o primeiro fabricante de aeronaves a ter o Meteor plenamente funcional.

Para obter uma completa integração no Gripen é necessária a apuração do envelope dos pilones 2 e 3 do caça, mais ajustes dos modos de radar, software de missão e dos displays no cockpit. Idealmente, este trabalho deveria ser alinhado com o calendário de atualização de software regular no Gripen, como parte da edição E20. A edição atual E19 é totalmente compatível com o Meteor.

Diz-se que o Meteor tem de 3 a 6 vezes a performance cinemática que qualquer outro míssil ar-ar do seu tipo. O disparo de um míssil pelo Saab Gripen contra um drone MQM-107B ‘Streaker’ concluiu uma série de disparos para provar a performance do míssil e seus subsistemas de guiagem, propulsão, data link e sensor de proximidade.

A chave para a alta performance do Meteor é seu motor foguete ramjet, que lhe permite manter alta velocidade em direção ao alvo, tornando a manobra evasiva virtualmente inútil, segundo o fabricante.

Aproximadamente mais 5 disparos do míssil estão planejados pela Suécia pra completar a integração com o Gripen. Representantes do programa acreditam que este trabalho vai sublinhar o que já foi alcançado. Um relatório do programa sueco indica que todos os requisitos básicos para ter o Meteor funcional no Gripen foram atingidos, incluindo lançadores, data link, tráfego de dados e separação segura.

Para entender melhor o assunto, veja o vídeo abaixo na íntegra:

FONTE: www.gripenindia.com

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