Família Predator atinge um milhão de horas de voo
A General Atomics Aeronautical Systems informou que os UAV da série Predator atingiram a marca histórica de 1 milhão de horas de voo, em 80.000 sortidas, das quais 85% em combate.
A identificação precisa da aeronave e da força para a qual opera só será conhecida em maio, por causa do intervalo na comunicação dos dados de campo.
Os Predator estão sendo usados diariamente em operações pela U.S. Air Force, U.S. Army, U.S. Navy, U.S. Department of Homeland Security, NASA, Força Aérea Italiana, Royal Air Force e outros. Mais de 400 aeronaves foram produzidas desde que o primeiro Predator levantou voo em 1994, incluindo Predator A, I-GNAT ER/Sky Warrior Alpha, Predator B/MQ-9 Reaper, Sky Warrior, e Predator C Avenger, entre outros.
As horas de voo dos Predator cresceu tremendamente nos últimos anos, com totais anuais de 80 mil em 2006, 130 mil em 2007, 235 mil em 2008 e 295 mil horas em 2009.
A marca de 1 milhão de horas de voo vem num momento de grande sinergia da General Atomics com os operadores, com a USAF anunciando em 12 de março que superou as 700 mil horas no MQ-1B Predator e o U.S. Army revelando que está para atingir 1 milhão de horas com seus UAV.
Os Predator estão voando cerca de 30 mil horas por mês no apoio às forças de coalizão em combate e segurança interna. Em cada segundo de cada dia, 40 aeronaves Predator estão no ar no mundo todo, provendo vigilância e apoio de fogo no Iraque, Afeganistão e em outros “hot spots”, protegendo as fornteiras, conduzindo assistência humanitária e socorro à vítimas de terremotos, furacões, enchentes e incêndios.
As aeronaves continuam a manter os mais elevados índices de disponibilidade, não só na USAF e no US Army, mas também no Reino Unido. Atualmente a General Atomics está fabricando 8 unidades do Predator e 7 estações terrestres (GCS) por mês, com capacidade para duplicar a produção, se necessário.
FONTE / FOTO: General Atomics
VEJA MAIS: