Arma com sensor de proximidade para o FA-50 coreano
Coreia do Sul vai integrar ‘Sensor Fuzed Weapon’ da Textron Defense Systems no seu FA-50
Através do FMS (Foreign Military Sales) e do Programa de Administração de Aquisições de Defesa da Coreia, a Textron Defense Systems espera iniciar a integração de munição inerte em 2010.
A SFW detecta e destrói com precisão uma vasta gama de ameaças em movimento e estacionárias, em terra e no mar, desde carros de combate e veículos blindados, até veículos marítimos, com reduzido risco de danos colaterais e sem o perigo de acionar munição que não explodiu inicialmente. De fato, a SFW atingiu 99% de confiabilidade quando testada pelo Governo Americano em voo, que incluiu milhares de lançamentos em várias condições.
A SFW de 454kg contém submunição BLU-108 e cabeças de combate inteligentes Smart Skeet de dupla função, com busca passiva por infravermelho e ativa por laser. Se uma ogiva Skeet não detecta um alvo válido em sua trajetória de voo, um dos seus três modos de segurança são ativados. Os primeiros dois modos habilitam a Skeet a se auto-destruir depois de 8 segundos de lançamento ou com 15m de altitude. O terceiro modo torna a munição inerte depois que a arma atinge o solo. Estes sistemas redundantes de auto-destruição e auto-neutralização são elementos chave que diferem a SFW de outras muniçõea antigas.
Conhecida como CBU-97 e CBU-105, a SFW da Textron Defense Systems é a primeira e única arma provada em combate do seu tipo no inventário da USAF, projetada para detectar com precisão e destruir múltiplos alvos. Ele foi utilizada na Operação Iraq Freedom e destruiu inúmero carros de combate em uma única passagem.
Sua letalidade superior a tornam a arma stand-off de preferência contra blindagens, defesas antiaéreas e outras missões de combate.