A Hawker Beechcraft Corporation e a Pratt & Whitney Canada informaram que, no dia 5 de abril (segunda-feira) foi realizado com sucesso o primeiro voo do segundo “veículo de testes representativo de produção” (production representative test vehicle – PRTV) do Beechcraft AT-6 . Esta segunda aeronave é equipada com um motor P&WC PT6A-68D com 1600 shp (shaft horsepower). Segundo o informe, a nova motorização melhora enormemente a performance geral do AT-6, complementando o desempenho dos aviônicos de classe mundial do sistema de missão da Lockheed Martin.

O AT-6 é derivado do treinador T-6A/B empregado pela USAF (Força Aérea dos EUA) e USN (Marinha dos EUA), tendo sua estrutura reforçada para atender aos requisitos de missão da USAF para uma aeronave de ataque leve e reconhecimento armado  Light Attack and Armed Reconnaissance – LAAR). Ainda segundo o informe, a USAF deverá lançar um programa de aquisição neste ano.

A integração do motor PT6A-68D, cujo objetivo é melhorar o desempenho em relação ao primeiro AT-6 PRTV, foi realizada em nove meses, paralelamente à atualização dos aviônicos de missão daquela aeronave, baseados nos aviônicos do A-10. O AT-6 também tem maior capacidade de geração de energia elétrica para cumprir os requisitos de missões LAAR, e retém aproximadamente 95% de comunalidade (no geral) com o T-6B básico. O AT-6 foi projetado para fazer, rapidamente, a transição de pilotos vindos do treinamento básico de voo para as complexas missões LAAF centradas em rede. O informe lembra, também, que hoje todos os pilotos da USAF e USN treinam em aeronaves T-6.

FONTE / IMAGENS: Hawker Beechcraft

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