Turbina do Super Hornet poderá ter redução de 3% no consumo específico

33

A GE Aviation informou sobre inicativa, em conjunto com a Marinha dos EUA, para reduzir o consumo específico dos motores The F414-GE-400. Paralelamente, emprego de biocombustível no motor está sendo testado.

Em nota do primeiro dia deste mês, a GE Aviation informou que o Naval Air Systems Command (NAVAIR) da Marinha dos EUA (USN), emitiu em fevereiro uma modificação de 7,34 milhões de dólares (aproximadamente 13 milhões de reais) a um contrato original de US$ 7,5 milhões (aprox. R$ 13,3 milhões) concedido em 2009.

O contrato refere-se ao projeto “Near Term Energy Efficiency Technology Demonstration and Research” do motor F414-GE-400, que busca desenvolver e adotar tecnologias para recuzir o consumo específico de combustível (specific fuel consumption – SFC) das aeronaves F/A-18E/F Super Hornet e E/A-18G da Marinha dos EUA, equipadas com o motor.

A meta é reduzir o consumo específico do motor F414 em três por cento, sendo que a NAVAIR também solicitou à GE uma estimativa de custos de incorporação das tecnologias de recução de consumo na frota de F/A-18 no cronograma mais curto possível. A GE Aviation está fabricando um único motor para demostrar essas tecnologias, e deverá conduzir testes para quantificar a economia de combustível tanto de uma combinação de tecnologias como de maneira individual (componente por componente).

Entre os componentes que deverão ser demonstrados estão um compressor avançado de seis estágios, uma turbina de alta pressão com refrigeração do ar avançada, novo design das pás da turbina de baixa pressão, controle de busca de performance e otimização da área de exaustão do pós-combustor.

A incorporação das tecnologias de redução do consumo específico nos motores F414 da Marinha dos EUA poderia significar uma economia anual (estimada) de 2 milhões de galões.

Além disso, a GE Aviation informou que trabalha com a Marinha dos EUA para testar e qualificar o uso de uma mistura 50 / 50 de biocombustível e JP5 para o motor F414, em apoio à iniciativa da USN de reduzir sua dependência de combustíveis fósseis. Recentemente, o motor funcionou com sucesso com essa proporção de mistura, e componentes adicionais e testes de bancadas estão quase completos. Testes de voo com o Super Hornet são esperados para este mês de abril, e a aeronave será a primeira de uso tático da Marinha dos EUA a operar utilizando uma mistura com biocombustível.

Atualmente, a frota da USN de Super Hornets supera os 400 aviões, além de 21 unidades da versão EA-18G de guerra eletrônica. As turbinas F414 que equipam as aeronaves têm empuxo de 22.000 libras (98 kN), sendo da classe de empuxo-peso de 9:1. A Marinha dos EUA já recebeu mais de 1.000 motores F414, que acumularam, até hoje, mais de 1.300.000 horas de voo.

FONTE / ILUSTRAÇÃO: GE Aviation FOTO:USN

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz