Turbina do Super Hornet poderá ter redução de 3% no consumo específico
A GE Aviation informou sobre inicativa, em conjunto com a Marinha dos EUA, para reduzir o consumo específico dos motores The F414-GE-400. Paralelamente, emprego de biocombustível no motor está sendo testado.
Em nota do primeiro dia deste mês, a GE Aviation informou que o Naval Air Systems Command (NAVAIR) da Marinha dos EUA (USN), emitiu em fevereiro uma modificação de 7,34 milhões de dólares (aproximadamente 13 milhões de reais) a um contrato original de US$ 7,5 milhões (aprox. R$ 13,3 milhões) concedido em 2009.
O contrato refere-se ao projeto “Near Term Energy Efficiency Technology Demonstration and Research” do motor F414-GE-400, que busca desenvolver e adotar tecnologias para recuzir o consumo específico de combustível (specific fuel consumption – SFC) das aeronaves F/A-18E/F Super Hornet e E/A-18G da Marinha dos EUA, equipadas com o motor.
A meta é reduzir o consumo específico do motor F414 em três por cento, sendo que a NAVAIR também solicitou à GE uma estimativa de custos de incorporação das tecnologias de recução de consumo na frota de F/A-18 no cronograma mais curto possível. A GE Aviation está fabricando um único motor para demostrar essas tecnologias, e deverá conduzir testes para quantificar a economia de combustível tanto de uma combinação de tecnologias como de maneira individual (componente por componente).
Entre os componentes que deverão ser demonstrados estão
A incorporação das tecnologias de redução do consumo específico nos motores F414 da Marinha dos EUA poderia significar uma economia anual (estimada) de 2 milhões de galões.
Além disso, a GE Aviation informou que trabalha com a Marinha dos EUA para testar e qualificar o uso de uma mistura 50 / 50 de biocombustível e JP5 para o motor F414, em apoio à iniciativa da USN de reduzir sua dependência de combustíveis fósseis. Recentemente, o motor funcionou com sucesso com essa proporção de mistura, e componentes adicionais e testes de bancadas estão quase completos. Testes de voo com o Super Hornet são esperados para este mês de abril, e a aeronave será a primeira de uso tático da Marinha dos EUA a operar utilizando uma mistura com biocombustível.
Atualmente, a frota da USN de Super Hornets supera os 400 aviões, além de 21 unidades da versão EA-18G de guerra eletrônica. As turbinas F414 que equipam as aeronaves têm empuxo de 22.000 libras (98 kN), sendo da classe de empuxo-peso de 9:1. A Marinha dos EUA já recebeu mais de 1.000 motores F414, que acumularam, até hoje, mais de 1.300.000 horas de voo.
FONTE / ILUSTRAÇÃO: GE Aviation FOTO:USN
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