O DDM NG (Détecteur De Missile de Nouvelle Génération) teve suas primeiras imagens em voo liberadas. Em 2012, o sistema estará disponível para o Rafale. A MBDA tem testado o sistema desde o verão de 2009, no centro da DGA (Direction Générale de l’Armement) em Cazaux, a 75km de Bordeaux.

Os primeiros testes do DDM NG foram considerados extremamente convincentes e a DGA encomendou o equipamento para os 60 Rafale que começarão a ser entregues em 2012.

O DDM NG é um sistema MAW (Missile Aproaching Warning), capaz de detectar mísseis atacantes de qualquer direção e ângulo de ataque em relação à aeronave. O sistema vai substituir o atual DDM nos Rafale.

O DDM NG incorpora um novo “array” infravermelho que melhora a performance de detecção de mísseis, com maior alcance e rejeição de falsos alarmes e dá a capacidade de localização angular, que será compatível com o futuro Directional Infra Red Counter Measures (DIRCM).

Diferentemente do atual DDM que tem sensores facetados, o DDM NG possui dois sensores com lentes em formato “olho de peixe” (visto na foto abaixo), provendo uma visão esférica ao redor da aeronave.

wpDiscuz