Entidades sindicais de SP defendem caça sueco
A preferência pelo modelo sueco como o novo caça supersônico da aviação militar brasileira é justificada pelos metalúrgicos como essencial ao projeto de desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira.
Além da Confederação, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) de São Paulo, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e IF Metall, principal sindicato sueco da indústria automobilística, apóiam a escolha, que será formalizada na sede da CNM/CUT, em São Bernardo.
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, que esteva na Suécia visitando à fábrica da Gripen, é um dos que estará presente ao evento.
Luiz Marinho defendeu publicamente a escolha do caça sueco, com o argumento de que o projeto sueco trará impacto positivo à indústria brasileira e à Região.
Caso o Gripen for escolhido, parte do sistema do caça será fabricada em São Bernardo. A Embraer, com unidades em São José dos Campos e Gavião Peixoto, ambas no Estado de São Paulo, também participará do projeto.
O avião sueco já recebeu manifestações de apoio da FIESP, da indústria aeroespacial nacional e de setores da FAB. Consta que o relatório técnico da FAB aponta o avião sueco como a melhor opção.
FONTE: Brasília em tempo real