A Saab informou na quarta-feira, 31 de março quer recebeu um contrato da FMV sueca para desenvolver novas capacidades do sistema de reconhecimento do Gripen. A FMV é a organização que cuida da aquisição (produção e fornecimento) de material militar para as Forças Armadas da Suécia.

O contrato tem valor de aproximadamente 400 coroas suecas (aproximadamente 55 milhões de dólares ou 98 milhões de reais), distribuído por um período de quatro anos, e refere-se ao desenvolvimento de capacidade noturna e melhoria da interface do pod de reconhecimento do Gripen  – na foto acima, a aeronave é vista com o pod de reconhecimento fotográfico SPK39 na estação ventral. O sistema é modular e tem cconsiderável potencial de desenvolvimento.

Um dia antes, empresa também informou recebimento de contrato para manutenção de sistemas do Gripen

Outro contrato recebido da FMV foi o de manutenção de sistemas do Gripen, no valor de 600 milhões de coroas suecas (aproximadamente 83 milhões de dólares ou 148 milhões de reais), em dois anos. O contrato representa parte das contínuas tarefas de manutenção de sistemas e modernização para o Gripen, e se adequa ao planejamento de longo prazo para o caça.

O contrato refere-se a recursos básicos, como gerenciamento de projeto e manutenção dos pré-requisitos materiais para a condução de testes do sistema de voo, para permitir o desenvolvimento e implementação de novas versões de sistemas. Esses pré-requisitos incluem a renovação de equipamentos e aeronaves de teste, visando os testes do sistema de armas Gripen no longo prazo.

FONTE / FOTO (G Åkerberg): SAAB, via Gripen International

VEJA MAIS:

wpDiscuz