Esquadrão Arara chega aos 40 anos de história com travessia dos Andes
Os militares, já acostumados a enfrentar as condições de voo da Amazônia, tiveram pela frente o desafio da Cordilheira dos Andes. Uma missão muito diferente do dia-a-dia do Esquadrão, sediado em Manaus. “Durante essa missão nós pudemos demonstrar toda a operacionalidade do Esquadrão, afirma o Major-Aviador Juraci Muniz de Santana, comandante do C-105.
Para cumprir a missão, o esquadrão fez o dever de casa. Treinou o trajeto no simulador de voo do C-105, em Manaus. “Desde que soubemos sobre a missão passamos a utilizar o Simulador da aeronave para treinar as condições de voo no trajeto”, diz o Tenente-Aviador Bruno Américo Pereira.
O esquadrão Arara, que já foi equipado com o mítico C-115 Bufalo, utiliza atualmente o C-105 Amazonas em suas missões. No regresso a Manaus os militares trazem na bagagem a experiência do voo com a esquadrilha da Fumaça sobre a bela e inóspita região Andina. “É incrível poder voar lado a lado com a Fumaça em plena Cordilheira dos Andes. A paisagem é maravilhosa”, diz o Tenente-Aviador Daniel Barbosa Amâncio, piloto do Arara.
FONTE / FOTOS: FAB (Ten Cesar Guerrero)
VEJA MAIS: