Concorrência para sucessor do KC-135 da USAF pode ter prazo prorrogado
Na quarta-feira, 31 de março, o Departamento de Defesa dos EUA informou aos fabricantes interessados no programa KC-X, para uma nova aeronave de reabastecimento em voo, que se a EADS expressar formalmente sua intenção de competir, o prazo final para apresentar propostas será extendido por 60 dias. A EADS (European Aeronautics Defense and Space Co.) havia solicitado recentemente uma extensão de 90 dias no prazo final para entrega de propostas, 10 de maio.
O Departamento de Defesa afirmou que não é incomum oferecer uma extensão razoável no prazo para competidores em programas, e considera os 60 dias adicionais como suficientes. Com o novo prazo, as propostas da EADS e da Boeing poderiam ser recebidas até 9 de julho.
O Pentágono afirmou que está preparado para avaliar rapidamente as propostas, para garantir que a produção da nova aeronave vencedora possa ser iniciada no início do outono (do Hemisfério Norte – o que significa início de produção, grosso modo, em setembro / outubro de 2010).
Como todo o processo já atrasou bastante, o Pentágono não deseja que as datas de entrega atrasem mais ainda. O informe procura destacar que a política não faz parte do processo, e sim que a avaliação está baseada estritamente nas necessidades militares, na lei e no interesse dos contribuintes norte-americanos.
FONTE: (American Forces Press Service), via USAF (Força Aérea dos EUA)
FOTO: USAF
NOTA DO BLOG: a referência à questão política pelo Pentágono contrasta com a realidade dos últimos tempos dessa concorrência, que tem sido conturbada. Hoje, 1º de abril, a Boeing publicou nota em que desaprova qualquer extensão do prazo, alegando que a EADS já está há quatro anos engajada na competição, sendo responsável pela maior parte do trabalho de seu consórcio competidor.
Os quatro anos citados pela Boeing dão uma ideia de como está se arrastando o programa em que competem duas rivais da indústria aeroespacial, em que a guerra sobre subsídios para o desenvolvimento de seus aviões comerciais dá o tom da disputa. Primeiro, houve o cancelamento da avaliação inicial do programa KC-X, em que venceu (em fevereiro de 2008) o concorrente de origem europeia (EADS, em consórcio com a Northrop Grumman norte-americana), após protestos da Boeing e avaliação negativa do processo da USAF por autitores do governo dos EUA.
Foi feito um novo pedido para propostas que desagradou aos antigos vencedores, que alegaram que os novos requisitos eram sob medida para o produto da Boeing (uma versão do B-767). Assim, a Northrop Grumman publicou em 9 de março de 2010 uma nota sobre sua decisão de não responder com uma proposta.
Ao mesmo tempo, a EADS também publicava uma nota expressando sua insatisfação com os requisitos, que apontariam para uma aeronave de menor tamanho que o A330 MRTT e, consequentemente, com menor capacidade de carga e flexibilidade, mas deixando claro que isso não diminuía seu comprometimento com os EUA. A EADS solicitou 90 dias de prazo para entregar sua oferta e continuar na competição e, no dia 19 de março, o Departamento de Defesa dos EUA afirmou que estava estudando essa proposta.
Enquanto isso, a já “anciã” frota de KC 135 continua envelhecendo, e outros aviões reabastecedores mais novos, porém em menor número na frota da USAF, logo mostrarão mais os sinais da idade. Você pode acessar os informes (originais, em inglês) que mostram o conteúdo aqui resumido clicando nos links desta Nota do Blog. Para outras matérias já publicadas aqui, clique nos links abaixo.
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