BAE Systems recebe contrato para apoiar e manter novos Hawks da RAF
Da frota de 28 aeronaves à qual se refere o contrato, a RAF já recebeu 22. As últimas entregas deverão ser feitas neste ano.
BAE Systems ganhou um contrato de 4 anos, no valor de 111 milhões de libras (aproximadamente 168 milhões de dólares ou 300 milhões de reais), para apoiar e manter a frota de 28 novos treinadores a jato avançados Hawk (Advanced Jet Trainer – AJT, também denominados Hawk TMk2) adquiridos pela RAF (Royal Air Force – Força Aérea Real). O contrato, concedido pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, foi anunciado pela empresa na última quarta-feira, 31 de março.
A primeira aeronave Hawk TMk2, de uma encomenda de 28 unidades, foi recebida pela RAF em meados de 2009. Até agora, já foram entregues 22 jatos, e os últimos deverão ser recebidos ainda neste ano.
Com esse novo contrato, que recebeu a denominação de Hawk In-Service Support (ISS), a BAE Systems acumula 1,5 bilhões de libras (aproximadamente 2,3 bilhões de dólares ou 4 bilhões de reais) em contratos concedidos pelo Ministério. Anteriormente, a empresa recebeu os contratos Harrier Platform Availability Contract (HPAC), Typhoon Availability Service (TAS) e, também para o Typhoon, o Radar and Defensive Aids Sub Systems (RDASS) for Typhoon.
Pelo contrato, a BAE Systems é responsável por garantir a disponibilidade da frota dos Hawk TMk2 na base RAF Valley (em Anglesey, no País de Gales). A empresa já apoia os mais antigos Hawk TMk1, além de frotas de Tornado e Harrier.
O total de jatos Hawk, entre produzidos e encomendados, já ultrapassa 900 unidades, que operam em 25 países. Segundo a BAE Systems, o Hawk produz menos barulho e emissões além de apresentar custos de aquisição, operação e suporte inferior aos de outros jato de treinamento.
FONTE / FOTOS: BAE Systems
VEJA TAMBÉM: