F-15 da USAF e F-16 da ROKAF treinam na Coreia do Sul
Entre 15 e 17 de março, o 391st Expeditionary Fighter Squadron da USAF (391º Esquadrão Expedicionário de Caça da Força Aérea dos EUA) recebeu na base em que opera na Coreia do Sul, Kunsan, o 21º Esquadrão de Combate da ROKAF (Republic of Korea Air Force – Força Aérea da República da Coreia). O esquadrão norte-americano opera em Kunsan aeronaves F-15 E Strike Eagle, e sul-coreano, aeronaves F-16 Fighting Falcon a partir da base de Seosan.
O treinamento tem como objetivo proporcionar uma operação efetiva dos dois esquadrões, para o caso de possíveis ações de combate em que atuem de forma conjunta, tendo familiaridade com os procedimentos e as táticas empregadas por cada um. O nome do exercício, que é realizado várias vezes ao ano, tem a ver com esse objetivo: “Buddy Wing”. Para o Capitão Patrick Hickie, do 391º, essa integração é como “pão com manteiga”.
O Capitão Sung Jin Jeon, do 21º, complementa: “A ROKAF utiliza principalmente termos em inglês no rádio, de acordo com procedimentos de comunicação. Compartilhamos jargões, códigos, abreviações e, assim, não há problemas de comunicação entre pilotos da ROKAF e da USAF.” Quando algo não é entendido na comunicação, a missão é interrompida por motivos de segurança de voo.
Segundo Jeon, as lições aprendidas pelos pilotos sul-coreanos no exercício de combate aéreo podem ser repassadas a outros pilotos de seus esquadrões da ROKAF, não participantes.
FONTE / FOTOS: USAF
VEJA MAIS: