Nas fotos divulgadas pelo Departamento de Defesa da Austrália, os primeiros cinco F/A 18F Super Hornet da RAAF (Força Aérea Real Australiana) chegam ao país. O pouso da primeira aeronave, na Base Aérea de Amberley, deu-se às 13h34 (hora local) de sexta-feira, 26 de março. A chegada foi precedida de voos de formação junto a alguns F-111 que os novos aviões substituirão (na última foto, vê-se um deles, taxiando após um Super Hornet). A frota de F-111 tem 37 anos de uso na RAAF.

Na base, os aviões foram recepcionado por autoridades locais, além de representantes da Marinha dos EUA e da Boeing. O Ministro para Materiais e Pessoal de Defesa e Ciência, salientou na ocasião que o projeto Super Hornet está dentro do prazo e do orçamento, sendo um exemplo de aquisição acelerada e de parceria. A nova aeronave, da qual um total de 24 exemplares foram encomendados, será operada por dois esquadrões, o Número 1 e o Número 6, ambos de Amberley. Há 25 anos a RAAF não adquiria uma aeronave de combate nova. , e

Como diferenças entre os “clássicos”  F/A-18A/B  Hornets já operados pela RAAF, o informe do Departamento de Defesa destaca as características furtivas, o maior tamanho, os motores mais potentes, a maior carga de armas e combustível, além dos aviônicos avançados e o radar no estado-da-arte. Nos links abaixo, podem-se ver fotos e textos sobre os Super Hornets, os Hornets e os F-111 da RAAF.

FONTE / FOTOS: DoD Australia

VEJA MAIS:


wpDiscuz