Não se produzem mais caças como antigamente

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Nem mesmo a fantástica máquina militar atual dos EUA pode superar os números do passado. A demanda por caças não é mais a mesma. Como exemplo, o McDonnell F-4 Phantom II de número 5.000 foi entregue em 24 de maio de 1978, marcando também as comemorações do aniversário de vinte anos do primeiro voo. Neste período, a média chegou perto de 20 caças produzidos por mês!

Nos dias atuais, atingir um número destes é algo raro e difícil de acontecer. O F-16, mesmo após 36 anos do primeiro voo e toda a sua carreira de sucessos, a linha de montagem da General Dynamicis/Lockheed Martin entregou pouco mais de 4500 exemplares. Muito longe está o F-15 e o F/A-18 (versões A a D), ambos com números em torno de 1500 aviões produzidos (o F-15 um pouco mais e o F/A-18 um pouco menos).

Em relação à nova geração, também conhecida como a 5ª geração, o F-22 deve ter sua produção encerrada com menos de 200 exemplares e o F-35 promete ultrapassar 3000 encomendas entre os participantes do programa e outras possíveis exportações. Só um detalhe. Não há concorrentes ou outras opções de caças no mercado. Até o momento o F-35 reina só.

FOTO: McDonnell Douglas, atualmente Boeing

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