Rússia oferece ao Brasil desenvolvimento conjunto do caça PAK FA

151

Segundo a agência russa Interfax, Alexander Fomin, Vice-Diretor da Agência Federal de Cooperação Técnico-Militar, ofereceu ao Brasil o desenvolvimento conjunto e a transferência de tecnologia do seu caça de 5ª geração PAK FA.

Anteriormente, a Rússia propôs o desenvolvimento conjunto de caças de quinta geração com base no PAK FA da Índia, que também terá uma versão biplace modificada do caça. No projeto conjunto, participarão a OKB Sukhoi e a Hindustan Aeronautics da Índia.

No final de 2009 a imprensa indiana relatou que a proporção da Hindustan Aeronautics no projeto chegará a pelo menos 25 por cento. O custo total de desenvolvimento é estimado em cerca de 10 bilhões de dólares, com a entrada em serviço prevista para 2015. Supõe-se que a Hindustan Aeronautics irá desenvolver o computador de bordo do caça, o sistema de navegação e o sistema de auto-defesa.

FONTE: Lenta.ru

SAIBA MAIS:

NOTA DO EDITOR: Teremos mais uma oportunidade perdida? essa notícia já foi dada em abril de 2009, portanto não é novidade. O Brasil precisa concluir o F-X2 para caças de 4ª geração (que já passou da hora), mas também precisa garantir seu passaporte para a 5ª geração. Nossos governantes parecem não perceber que a velocidade da evolução tecnológica na aviação militar é gigantesca e que de nada vai adiantar a transferência de tecnologia em vias de obsolescência.

wpDiscuz