B-2 com pintura de guerra global
“Spirit of Pennsylvania”, recém-saído da manutenção pesada, é o primeiro B-2 a receber o brasão do Global Strike Command
Na foto acima, divulgada pela Northrop Grumman nesta segunda-feira, 22 de março, o bombardeiro stealth B-2 “Spirit of Pennsylvania” é mostrado depois de passar por um período extenso de manutenção. No detalhe ampliado da foto, ao final da matéria, pode-se ver o brasão do recentemente criado “Global Strike Command” (Comando de Ataque Global), que agrupa os bombardeiros estratégicos de ataque nuclear da USAF (Força Aérea dos EUA). Segundo a empresa, o “Spirit of Pennsylvania” é o primeiro B-2 a ser pintado com o brasão desse comando, que assumiu total controle operacional da frota de B-2 no dia 1º de fevereiro.
Ainda segundo a Northrop Grumman, foi em 26 de janeiro que o avião retornou para a Base Aérea de Whiteman, onde está sediada a 509ª Ala de Bombardeiros, que opera a frota de B-2 da USAF, após o processo completo de manutenção. Trata-se do PDM (programmed depot maintenance), que é realizado em cada um dos B-2 a intervalos de 7 anos. O PDM tem duração aproximada de 13 meses, período no qual é feita a completa restauração da célula de material composto, além de inspeções, testes dos sistemas mecânicos e elétricos.
Todos os B-2 da frota, que soma 20 aeronaves (19 operacionais em Whiteman mais uma aeronave baseada em Edwards, para testes de voo e validação de atualizações de sistemas) já realizaram pelo menos um PDM até hoje. Para saber mais sobre o B-2 e o Global Strike Command, clique nos links abaixo.
FONTE / FOTO: Northrop Grumman
SAIBA MAIS:
- A união faz a força
- USAF cria o Comando de Ataque Global
- Northrop vai consertar a traseira dos B-2
- Novo radar para os B-2 da USAF
- A vantagem das aeronaves ’stealth’ em operações de bombardeio
- ‘Invisível’ ao radar, mas não ao IRST
- A casa dos espíritos
- Aviões ‘invisíveis’ no paraíso
- É um pássaro? É uma moto? É um avião?
- Lá vai pomba, quer dizer, bomba
- B-2 chinês