De Norte a Sul: mudança de ares para os F-5 chilenos
Após 34 anos operando em Cerro Moreno, no Norte do Chile, F-5 Tigre III da FACH vão para Punta Arenas, no Sul
A ForçaAérea do Chile (FACH – Fuerza Aérea de Chile) informou que, no último dia 18 de março, os caças F-5 Tigre III que há 34 anos operavam a partir da Base Aérea de Cerro Moreno, da V Brigada Aérea de Antofagasta, despediram-se da base no Norte do país rumo ao Sul, Punta Arenas. Seguindo seu novo líder Comandante de Grupo (A) Sergio Romero, os pilotos da unidade deixaram para trás o deserto do extremo Norte do Chile brindando os que presenciaram o momento histórico com uma passagem em formação.
A cerimonia oficial de despedida já havia sido realizada no dia 12 de março. No Sul do País, em Punta Arenas, a unidade aérea vai operar a partir da Base Aérea de Chabunco, fazendo parte da IV Brigada Aérea. Em Antofagasta, permanecerá o Grupo N°7, que deverá receber seus primeiros caças F-16 ainda este ano (modelos comprados usados da Holanda), além do Grupo N°8, que já opera a aeronave.
No dia seguinte, 19 de março, a V Brigada Aérea comemorou os 80 anos da Força Aérea do Chile (cuja data fundadora é um decreto de 21 de março de 1930) com vários desfiles e homenagens, incluindo uma passagem de uma esquadrilha dos F-16 MLU do Grupo Nº8 (última foto), o que aponta para o futuro operacional daquela base, com seus esquadrões de combate padronizados.
FONTE / FOTOS: FACH
VEJA TAMBÉM:
- Ministro da Defesa do Chile fala sobre novas aquisições da FACH
- Chile poderá comprar 100 AIM-120C-7
- Chile vai comprar mais 18 caças F-16 MLU para substituir seus F-5E Tiger III
- ‘Jogo dos 7 erros’: F-16 da FACH
- F-16 chilenos: os novos que fazem bonito na foto…
- Enquanto os Chilenos vão de F-16 MLU, nós vamos de F-5M com orgulho