Visita Oficial do Casal Real da Suécia
O governo sueco será representado na visita pelo Ministro de Desenvolvimento Social, Göran Hägglund, o Ministro da Defesa, Sten Tolgfors e o Secretário de Estado de Comércio Exterior, Gunnar Wieslander. Além do governo, haverá uma delegação empresarial sueca visitando o Brasil no âmbito da visita de estado, liderado pela Presidente da Confederação das Empresas Suecas, Sra. Signhild Arnegård Hansen.
Objetivos
O principal objetivo da visita de estado é o de aprofundar e reforçar a cooperação estratégica entre a Suécia e o Brasil. Uma prioridade é a cooperação industrial, em especial, da alta tecnologia e inovação. Em outubro de 2009, durante a visita oficial do Presidente Lula à Suécia, foi assinado um acordo de cooperação nesta área.
A cooperação já está em andamento, através de universidades, pela Agência Sueca de Inovação para Desenvolvimento Sustentável, VINNOVA e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ABDI. Um conselho empresarial, entre a Suécia e o Brasil, será lançado como uma plataforma para o diálogo entre as empresas influentes e os governos. Além disso, a visita é importante para promover o comércio entre os países, e facilitar o aumento de investimento pela industria sueca, que tem grande presença no Brasil.
Entre as áreas identificadas como prioritárias para a cooperação estratégica entre os dois países estão: a bioenergia / biocombustíveis, tecnologias sustentavéis, silvicultura e também a indústria florestal. Um esforço já está sendo feito na promoção da sustentabilidade, principalmente em planejamento e desenvolvimento urbano (um projeto chamado Symbio City). A educação e a defesa também são relevantes para uma ampliação na cooperação.
Outra parte importante da visita será a promoção de valores suecos, como a realização de troca de experiências sobre os direitos das crianças e o enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Programa Preliminar de 23 a 26 de março
Terça-feira 23 de março
As Suas Majestades o Rei Carl XVI Gustaf e a Rainha Sílvia chegarão ao Brasil no aeroporto militar de Brasília na parte da tarde, onde uma cerimônia oficial de boas-vindas será realizada.
Logo depois da chegada, Suas Majestades estarão estar presentes quando a Embaixadora Annika Markovic abrirá uma exibição de fotos da construção de Brasília, do fotógrafo sueco Åke Borglund, e um filme no mesmo tema do diretor sueco Torgny Anderberg. Depois a mesma exibição será mostrada no Congresso Nacional.
O programa continua com uma reunião com a delegação empresarial sueca, constituída por presidentes das empresas mais importantes da Suécia.
À noite, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa, a Primeira Dama Marisa Letícia Lula da Silva, irão oferecer um jantar informal para o Casal Real no Palácio Presidencial Alvorada.
Quarta-feira, 24 de março
Durante a manhã, suas Majestades, o Rei e a Rainha farão uma visita ao Supremo Tribunal Federal, onde serão recebidos pelo Presidente do Tribunal, Ministro Gilmar Mendes. Em seguida, o Casal Real irá ao Congresso para encontrar o Presidente do Senado, José Sarney e o Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer.
O Presidente Lula da Silva e a Primeira Dama receberão o Casal Real no Ministério das Relações Exteriores. No Ministério, os dois chefes de estado terão uma reunião oficial e participarão da inauguração de um conselho empresarial entre empresas suecas e brasileiras. Enquanto isso, a Rainha e a Primeira Dama terão uma reunião em separado. A visita terminará com um almoço oficial com discursos dos dois chefes de estado.
À tarde acontecerá uma reunião que tratará sobre os povos indígenas no Brasil, com o Ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto, o Presidente da Fundação Nacional do Índio, Márcio Meira (FUNAI), e representantes dos povos indígenas. Depois o Rei encontrará a organização dos escoteiros do Brasil.
A noite termina com uma jantar na residência da Embaixadora Sueca Annika Markovic.
Quinta-feira, 25 de março
O Casal Real deixa Brasília na parte da manhã e vão em direção a São Paulo. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo oferecerá um almoço seguido por um seminário sobre a ampliação da cooperação na área de alta tecnologia e inovação entre o Brasil e a Suécia. Sua Majestade o Rei e o Presidente da FIESP Paulo Skaf, serão oradores, entre outras pessoas.
À tarde a Rainha discursará na inauguração do seminário regional sobre o tráfico de pessoas e a exploração sexual. Logo depois, a Rainha irá se encontrar com a Rede “Não Bata, Eduque!” que trabalha contra a punição corporal de crianças.
À noite, o Rei e a Rainha encontrarão o Governador do Estado de São Paulo, José Serra, com sua esposa, Mônica Serra. Em seguida, o Rei e a Rainha convidarão os representantes empresariais brasileiros e suecos, entre outras pessoas, para um jantar.
Sexta-feira, 26 de março
Dia dedicado a visitar a cidade industrial de São José dos Campos. O Rei visitará a Vale Soluções em Energia – empresa focada em novas soluções de energia sustentável; e o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, que, além de pesquisa, também é responsável pelo programa de satélites do Brasil.
A Rainha visitará a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo pela manhã e depois continuará em São José dos Campos para conversar com o prefeito, e fazer a apresentação do projeto do World Childhood Foundation, chamado “Refazendo Laços”. Este projeto atua no reforço à proteção de crianças.
O Casal Real finalizará o programa em São José dos Campos com uma visita conjunta à empresa Embraer, com almoço e exibição da montagem final de aeronaves.
A visita oficial terminará em São Paulo, durante a tarde, no dia 26 de março.
FONTE: Embaixada da Suécia
NOTA DO EDITOR: para os suecos, o jogo ainda está valendo.