Motor de KC-135R da USAF retirado para reparo depois de… 26 anos!

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Na foto acima, divulgada no site da USAF (Força Aérea dos EUA) no último dia 12 de março, está um motor que pode ser chamado de “veterano”. Trata-se da primeira turbina F108-100 entregue para equipar um avião tanque KC-135, e que nele esteve pendurada pelos últimos 26 anos – e que continuaria por lá mais alguns, pelo planejamento original, se não houvessem sido detectados problemas em suas pás, o que obrigou a retirá-la para, enfim, fazer a sua manutenção pesada.

O último voo dessa turbina deu-se na segunda de duas missões de reabastecimento realizadas em 1º de março, e o problema nas pás apareceu na preparação para a terceira missão. Nesses 26 anos, a turbina acumulou 13.409 horas de voo (o que dá uma média de 515,7 horas por ano). A manutenção pesada do motor será feita pelo 76th Propulsion Maintenance Group, na Base Aérea de Tinker, Oklahoma  (EUA), envolvendo a completa desmontagem, inspeção, reparo, remontagem e testes, o que costuma levar entre seis e oito meses.

O F-108 é a designação militar da USAF do motor CFM56-2B, produzido pela  CFM International, de uma família de motores que equipa aeronaves comerciais como o Boeing 737 e Airbus A320. Segundo a USAF, foi a primeira vez na história que a Força adquiriu um motor comercial para suas aeronaves.

Conforme informações do site da CFM, a média de serviço dos motores da família em aviões comerciais, antes da primeira visita à manutenção pesada, é de 12.000 horas na asa (chegando a 16.000 no modelo CFM56-3 que, após o “overhaul”, em média acumula mais 10.000). Em setembro de 2004, um CFM56-3C instalado em um Boeing 737-500 acumulou 40.728 horas na asa e 17.504 ciclos antes de sua primeira remoção, quebrando um recorde que vinha desde 2000 (de 40.531 horas).

Voltando para a área militar, o recorde indicado pela CFM para horas de voo acumuladas sem retirada da asa, em um avião militar, pertence a um CFM56-2A que somou, em maio de 2009, 19.655 horas em um E-6B da U.S. Navy antes de ser retirado para manutenção.

FONTE / FOTO: USAF

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