A Boeing afirmou hoje que pode licenciar o Super Hornet para fabricantes no Japão, caso o governo japonês decida comprar seu avião para substituir seus F-4 Phantom II, cujo projeto é da década de 1960 e que estão cada vez mais difíceis de manter.

A Mitsubishi Heavy Industries vai encerrar a produção do seu caça F-2 em 2011, levantando questões sobre o futuro da indústria de caças a jato do Japão.

O país estaria de olho em cinco outros candidatos: Boeing F-15 Eagle, Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter, Dassault Rafale e Eurofighter Typhoon.

A escolha preferida seria o Lockheed F-22 Raptor, considerado o caça mais avançado atualmente, mas os EUA não aceitam vender a aeronave para proteger sua tecnologia “stealth”.

Joe Song, vice-presidente da Boeing para a Ásia e o Pacífico, disse numa entrevista que a empresa está preparada para colaborar com a Mitsubishi Heavy Industries  e outros fabricantes menores para fabricarem o F/A-18 Super Hornet localmente.

A Boeing espera receber o RfP ainda no primeiro semestre de 2010 e poderá entregar 10 jatos Super Hornet ao Japão em 2015, se o governo decidir comprar o avião ainda este ano.

Uma fonte do Ministério da Defesa disse que o Japão planeja uma decisão este ano, pois o país está sob pressão para substituir os  F-4 Phantom e a decisão já foi adiada por três anos.

FONTE: Reuters

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