Aproximação lenta a 40 nós e pouso do F-35B STOVL BF-1

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O vídeo acima foi feito no dia 10 de março, quando o piloto Graham Tomlinson levou o F-35B Lightning II num voo a 40 nós (74km/h) sobre a Estação Aérea Naval de  Patuxent River e depois para um pouso a 75 nós (138,9km/h).  O voo foi um dos últimos preparativos para o primeiro pouso vertical da aeronave.

O F-35B tem, logo atrás do cockpit, um “fan” ligado ao sistema propulsor (ver imagem abaixo), capaz de produzir mais de 18.600 Kg de empuxo, possibilitando ao caça voar de zero a Mach 1.6. O F-35B STOVL será usado pelo U.S. Marine Corps, Royal Air Force, Royal Navy e Marinha Italiana.

O calor excessivo (926 graus Celsius) produzido pela turbina do F-35B e a velocidade do jato de exaustão (Mach 1) é motivo de preocupação da US Navy, que já publicou um guia de planejamento visando preparar as bases e navios que vão operar a aeronave. Plataformas especiais de concreto armado serão construídas para os pousos, pois o calor pode derreter pavimentos de asfalto. Outros materiais também estão sendo estudados para a fabricação das plataformas.

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