Após mais de 13.000 horas de teste, motor F135 para variante naval de pouso e decolagem convencionais em navios-aeródromo (catapulta e gancho de parada) recebeu liberação para serviço inicial

Na última sexta-feira, 5 de março, a Pratt & Whitney informou que obteve a Initial Service Release (ISR) para a variante de emprego em navios-aeródromo convencionais (carrier variant) F-35C. Segundo a empresa, isso significa que o motor  F135 CTOL/CV, que acumulou mais de 13.000 horas de teste, cumpriu todos os requisitos necessários e provou sua segurança, confiabilidade e desempenho para uso “em campo”. Foram entregues 17 motores para a campanha de testes, assim como o primeiro exemplar de produção.

Com a liberação, o motor foi certificado para a produção inicial em baixa cadência (Low Rate Initial Production) e operações. Espera-se também que a versão final para decolagem curta e pouso vertical (STOVL –  short take off and vertical landing) para testes seja entregue em breve. Vale lembrar que o motor F135 é uma derivação de tecnologias comprovadas no que é considerado o único motor operacional de aeronaves de quinta geração, o Pratt & Whitney F119 que equipa o caça F-22.

FONTE / FOTOS: Pratt & Whitney

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