USAF completa conversão de unidade aérea de combate com aeronaves não tripuladas pela primeira vez

O 174th Fighter Wing da USAF acaba de aposentar seus F-16 depois de 22 anos operando o mesmo modelo de aeronave. A unidade da Guarda Aérea Nacional do estado de Nova Iorque encerrou suas operações com este tipo de aeronave no último Sábado (6/7), após uma cerimônia ocorrida na base aérea de Hancock Field, em Syracuse.

Este seria mais um evento comum não fosse o fato dos F-16 serem substituídos por aeronaves não tripuladas. O 174th passará agora a contar somente com os UACV MQ-9 Reapers. Esta é a primeira vez que uma Ala Aérea de combate da USAF  é completamente convertida para o emprego de aeronaves não tripuladas.

Outras unidades da USAF foram convertidas para aeronaves não tripuladas, mas estas empregavam aeronaves de reconhecimento com capacidade limitada  em ações ofensivas. Ao contrário do Predator (que é um UAV de reconhecimento) o Reaper foi desenvolvido como um aeronave de ataque capaz de carregar quase todas as armas de lançamento do inventário da USAF, vairando desde mísseis a bombas guiadas a laser de 500 lbs.

Um Reaper custa três vezes menos que um F-16 (e os custos de operação são muito inferiores), pode permanecer no ar por 14 horas e voar a altitudes de 50.000 pés. Em outras palavras o Reaper é mais barato, mais econômico e mais seguro para o seu piloto.

Os membros da unidade aérea de Nova Iorque já começaram a empregar os UCAV em missões operacionais sobre o Afeganistão desde o último mês de dezembro.

“Para ser sincero esta foi a última vez que uma aeronave tripulada voará a partir de Syracuse e isso mexe comigo” disse o Tenente-Coronel Scott Brenton (na foto acima ao centro), um dos pilotos do último voo.

A unidade foi mais uma vítima do programa BRAC (Base Realignment and Closure Commission), e seu futuro foi traçado em 2005. Ao todo a unidade voou 68 anos com aeronaves tripuladas, que começou com o P-47D Thunderbolt durante a II Guerra Mundial.

Será que este é o destino da aviação de combate?

FOTO: USAF

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