Os Falcons italianos, que no início do contrato de leasing eram destinados a 45 mil horas de voo, atingiram 40 mil em janeiro deste ano

Com o final da vida útil operacional de seus F-104 ASA-M a partir dos anos 1990, a Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare) necessitava cobrir um “gap” até o recebimento de caças Eurofighter Typhoon em quantidade suficiente para seus esquadrões de Defesa Aérea. A primeira solução foi operar, por meio de leasing de 10 anos junto à Força Aérea Real (RAF), o Tornado ADV (cuja operação na Aeronautica Militare deu-se a partir de 1995, sendo recebidas 24 unidades até 1997). Novos atrasos no programa Eurofighter 2000 levaram a uma decisão entre prosseguir no leasing dos Tornado ou operar, pelo mesmo sistema, outra aeronave. Assim, a Aeronautica Militare acabou devolvendo os Tornado ADV e firmou um contrato de “leasing chiavi in mano” de 34 caças F-16 provenientes da USAF. O contrato previa 45.000 horas de voo, com pagamento ligado ao número de horas voadas, entre 2003 e 2010. A primeira aeronave pousou na Itália em 28 de junho de 2003.

Esse acordo foi estendido, recentemente, para a operação de 14 caças até o final do primeiro semestre de 2012, num total programado de 47.000 horas de voo. Vale lembrar que são aeronaves F-16A Block 15, mas que foram capacitadas para emprego de mísseis AIM-120 AMRAAM, de disparo além do alcance visual (BVR – Beyond Visual Range).

Também recentemente, em 14 de janeiro, o F-16 atingiu uma marca importante em sua operação na Força Aérea Italiana: 40.000 horas de voo.

Assim, tudo caminha para que chegue realmente ao final esse programa de operação das aeronaves, denominado “Peace Cesar”. A comemoração foi marcada pela pintura de uma aeronave do  37° Stormo, emTrapani, que divide com o 5º Stormo (de Cervia, também equipado com os F-16) e os Typhoon do 36º Stormo (Gioia del Colle) e do 4º Stormo (Grosseto) a responsabilidade de defender o espaço aéreo italiano, tanto no âmbito nacional como no da OTAN. A aeronave pode ser vista liderando, na foto de abertura da matéria e na foto logo abaixo, uma formação de quatro aviões também portando pinturas especiais.

Em 11 de fevereiro deste ano, menos de um mês depois da comemoração das 40.000 horas de voo dos F-16 italianos, um dos caças caiu durante missão de treinamento. A aeronave era pertencente ao 5° Stormo e estava sendo pilotada pelo Major Luca Crovatti, que ejetou e foi resgatado do mar por uma embarcação civil, estando em boas condições de saúde. Não resultaram danos materiais ou a outras pessoas, além da perda do avião, estando em investigação as causas (uma primeira análise indica que o acidente foi causado por avaria na aeronave).

FONTE / FOTOS: Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare)

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