Por quanto tempo os F2000 da FAB ainda podem voar?
Segundo o parecer no relator do projeto (PDC 1.937/05) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, deputado André de Paula, os mesmos poderiam voar por pelo menos mais dez ou quinze anos (isso em 2005). Será?
Leia o texto abaixo extraído do Jornal da Câmara de novembro de 2005.
O Plenário aprovou ontem o Projeto de Decreto Legislativo 1.937/05, que contém o Acordo entre o Brasil e a França para o Fornecimento de Materiais e Serviços no âmbito da Aeronáutica Militar, assinado em Paris, em 15 de julho de 2005. O objeto do acordo é a compra de 12 aeronaves do tipo Mirage 2000C para substituírem os aviões Mirage III, atualmente em uso no País há cerca de 35 anos.
Segundo o relator do projeto na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, deputado André de Paula (PFL-PE), as novas aeronaves estão em plena atividade na força aérea francesa e em diversos outros países e são adequadas ao uso em missões de defesa aérea, podendo voar na Força Aérea Brasileira por pelo menos mais 10 ou 15 anos.
O acordo inclui as 12 aeronaves, itens de suprimento, treinamento para pilotos e para o pessoal de manutenção, bem como intercâmbio operacional. A matéria irá para votação no Senado.
NOTA DO BLOG: é possível manter os F2000 da FAB até a chegada do futuro F-X2 ou será necessário um novo “caça-tampão”?
LEIA TAMBÉM: