‘Barreira do Inferno’ realizou primeiro lançamento do ano
A Operação Barreira I aconteceu no meio da tarde no Rio Grande do Norte, com a presença do diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva, do presidente da Agência Especial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, do Vice-Almirante Edison Lawrence Mariath Dantas, Comandante do 3º Distrito Naval e do Brigadeiro-do-Ar Raul Botelho, Comandante da Primeira Força Aérea e Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Natal.
A campanha teve como objetivo exercitar a estrutura de coordenação, além de validar os procedimentos e garantir o treinamento das equipes nas áreas de logística, telecomunicações, preparação,integração,montagem, lançamento, rastreio, segurança de vôo, segurança de superfície, coleta e tratamento de dados.
Depois de lançado, o foguete foi rastreado para o treinamento operacional de pesquisadores, engenheiros e técnicos envolvidos no processo.
No ano passado, ocorreram quatro lançamentos para treinamento, dois em São Luiz do Maranhão, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), e dois em Natal, no CLBI, com o objetivo de garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).
Outro benefício de igual importância é o desenvolvimento da Indústria Nacional, como a AVIBRAS, localizada em São Paulo e que desenvolveu e instrumentou os foguetes para treinamento no país.
FONTE: CECOMSAER e CLBI