Mais duas décadas de Sea Stallion na Alemanha

21

Programa de modernização das aeronaves estenderá a vida útil dos helicópteros até 2030

O Exército Alemão (Deutsches Heer) espera contar com os seus helicópteros pesados Sea Stallion até o ano de 2030. A extenção da vida útil dessas aeronaves tornou-se possível graças ao programa de modernização dos CH-53G, desenvolvido pela Eurocopter da Alemanha.

O primeiro voo do CH-53GA (nova designação) modernizado ocorreu três anos depois da assinatura do contrato com o grupo Eurocopter. O Exército Alemão possui aproximadamente 90 CH-53G em operação atualmente. Estes são remanescentes de um lote de 110 aeronaves adquiridas em 1968 e entregues a partir de 1971.

O contrato da Eurocopter prevê a modernização de 40 aeronaves para o padrão CH-53GA. Os trabalhos incluem recuperação estrutural da fuselagem, permitindo o seu uso por mais 6.000 a 10.000 horas de voo e substituição completa do sistema elétrico. Os sistemas de voo e os aviônicos serão completamente substituídos e integrados em um novo cockipt com displays digitais que incluirá a instalação de modernos e precisos sistemas de navegação e comunicação via satélite. Parte destes equipamentos serão os mesmos utilizados pelos NH-90 alemães. Além disso, o novos tanques de combustível permitirão o aumento do alcance para até 1200km.

A produção em série do CH-53GA deve começar em 2011 e estender-se até 2013. O primeiro helicóptero modernizado deverá ser entregue ao Exército Alemão antes do final de 2011. O CH-53 tem sido uma aeronave fundamental para os compromissos da Alemanha junto à OTAN nos últimos 35 anos. Desde o início da década de 1990, estes helicópteros atuaram desde o Kosovo até o Afeganistão. Em um futuro próximo, ele continuará a ser muito solicitado, pois a capacidade de carga do novo NH-90 é bastante inferior.

FOTOS: HEER/Rockwell-Collins

wpDiscuz