Ejército del Aire comemora 10.000 horas de voo do C.16, vulgo Typhoon

10

Na sexta-feira passada, 19 de fevereiro de 2010, a frota de EF-2000 Eurofighter do Ejército del Aire (Força Aérea Espanhola), alcançou 10.000 horas de voo. O marco histórico foi atingido em missão de treinamento do Esquadrão 113 da Ala 11, pela aeronave C.16-36 pilotada pelo Comandante D. Juan de Dios Saldaña Molero. Vale lembrar que C.16 é a designação do tipo na Força Aérea Espanhola.

Na foto mais abaixo, o Comandante Molero é visto em trajes de voo ao lado do Coronel Chefe da Base Aérea de Morón e da Ala 11, D. Francisco Javier Fernández Sánchez, que presidiu as celebrações do evento, juntamente com pessoal da unidade aérea (os pilotos podem ser vistos na foto acima) e representandes das empresas EADS/CASA, INDRA e ITP, que trabalham na base dando apoio operacional à frota.

Segundo o Ejército del Aire, a entrada em serviço dos Typhoon na Força deu-se em outubro de 2003, e sua base principal de operação continua sendo a mesma: Morón. A Eurofighter complementa que, desde janeiro de 2008, o tipo foi declarado plenamente operacional na Força, 24 horas do dia, 7 dias por semana,  cumprindo sua missão primária de interceptação e defesa aérea a qualquer tempo.

São dois os esquadrões que operam os 28 Typhoons já recebidos pelo Ejército del Aire, ambos da Ala 11: o 113 (responsável pela missão que cumpriu a 10.000 hora de voo do tipo), que é um esquadrão de conversão operacional (instrução e preparação de pilotos designados para o Typhoon). O outro esquadrão é o 111, este eminentemente operacional, que proporciona à Força a capacidade aérea defensiva e ofensiva para cumprir missões em âmbito nacional e em compromissos com organizações internacionais.

Em breve, espera-se que o ritmo de entregas da aeronave (o total previsto é de 87 unidades) permita a ativação de um segundo esquadrão operacional na Ala 11, o Esquadrão 112. Outra unidade que deverá ser equipada com o modelo no futuro próximo, segundo o planejamento,  é a Ala 14 de Albacete, que atualmente concentra os últimos Mirage F-1 do Ejército del Aire.

FONTES: Ejército del Aire (Força Aérea Espanhola) e Eurofighter

FOTOS: Ejército del Aire

VEJA MAIS:

wpDiscuz