A Força Aérea da Polônia decidiu manter no chão seus dois aviões de transporte C-130E Hercules após um sério incidente no Afeganistão ocorrido no último dia 5 de fevereiro.

Conforme informado, a aeronave matrícula 1506 sofreu danos estruturais após uma manobra de 4g para evitar a colisão com uma montanha, mas acabou atingindo algumas árvores. Parte da fuselagem, a raiz da asa esquerda e o tanque sob asa foram danificados. Além disso quase todo o profundor foi arrancado.

Durante o pouso de emergência na base aérea de Mazar-e-Sharif, a estrutura da fuselagem sofreu novos danos próximo ao trem de pouso principal. As primeiras informações sobre o evento dão conta de que a tripulação segui falsas informações fornecidas pelos instrumentos de voo da aeronave.

A aeronave 1506 é um C-130 proveniente dos estoques da USAF e seria devolvida em outubro próximo, com a possibilidade de ser adquiria de forma permanente pela Polônia. O 1506 foi emprestado para a Polônia devido aos atrasos no programa de modernização dos cinco C-130E adquiridos por aquele país europeu. O primeiro C-130E modernizado foi entregue em março de 2009.

Com informações do site FlightGlobal

NOTA DO BLOG: as necessidades polonesas poderiam ser totalmente atendidas com o KC-390.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

wpDiscuz