No último dia 18 de fevereiro, a Direção Geral de Armamento da França (DGA – direction générale de l’armement) anunciou oficialmente a aquisição de 680 kits suplementares do armamento ar-solo modular (AASM – armement air-sol modulaire). Segundo informe do Armée de l´air (Força Aérea Francesa), uma parte servirá para equipar os aviões de combate Rafale.

O AASM consiste de kits de guiagem e de aumento de alcance, permitindo lançamentos de bombas a distâncias acima de 50 km (veja mais detalhes em matéria do Blog do Poder Aéreo, a primeira da lista “saiba mais”, ao final da matéria).  Para se adaptar a todas as situações táticas, o armamento existe em três versões. As duas primeiras são as de guiagem inercial/GPS e a de guiagem inercial/GPS acoplado a imageador infravermelho. Ambas já estão qualificadas, e são adequadas a ataques a alvos fixos. A primeira versão já equipa o Armée de l´air desde 2007 , e foi empregada pelo Rafale no Afeganistão (segundo o informe da Força).

Já a terceira versão, guiagem inercial/GPS e laser, voltada para alvos móveis, está em desenvolvimento, com as primeiras entregas esperadas para 2012. Dos 680 kits adquiridos, 380 serão dessa terceira versão.

FONTE / FOTOS: Armée de l´air (Força Aérea Francesa)

SAIBA MAIS:

wpDiscuz