F-X2: carta do Ciesp repercute no exterior

78

O site sueco de economia di.se publicou uma nota informando que o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) manifestou-se contra a preferência do governo brasileiro pelo caça francês Rafale. Com o título “Saab recebe apoio inesperado”, a matéria não trouxe novas informações, apenas divulgando da Suécia o que foi dito no Brasil.

Na verdade a nota do site sueco está baseada na reportagem feita pelo flightglobal que, por sua vez,utilizou as informações divulgadas pela Agência Estado no dia 11 deste mês (ver matéria aqui no Poder Aéreo).

Na carta aberta, divulgada pela regional de São José dos Campos, o Ciesp afirmou que o governo brasileiro vem “contrariando a lógica da racionalidade” ao preferir o caça da empresa francesa Dassault na licitação F-X2. O documento defende que o processo de seleção seja conduzido pelo Comando da Aeronáutica que, segundo divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, colocaria o caça sueco Gripen como o melhor classificado.

De qualquer forma, a notícia está correndo o mundo e contribuindo para colocar dúvidas sobre a lisura do processo de escolha do futuro caça brasileiro, o que é ruim para o país como um todo.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

wpDiscuz