EADS propõe substituição da frota de C-130H/C-5A por A400M
A companhia europeia EADS propôs ao Air Mobility Command (AMC) da USAF um plano de aquisição de 118 aeronaves de transporte A400M com a economia feita a partir da retirada de serviço de boa parte dos C-130H e todos os C-5A Galaxy.
Segundo o diretor do programa A400M, Neil F. Smith, esta proposta foi feita no final do ano passado. “Tivemos uma boa recepção”, completou Smith. A ideia seria equipar cerca de oito esquadrões de transporte com o modelo da Airbus.
Os planos da EADS para colocar o A400M no mercado norte-americano não são novos e o blog do Poder Aéreo já havia noticiado a opinião do CEO da EADS North America, Sean O’Keefe no final do ano passado sobre este assunto.
Mas para colocar o A400M no mercado da América do Norte será necessário estabelecer uma parceria com alguma mpresa local. Uma parceria com a Northrop já existe no programa KC-45 e poderia ser repetida no caso do A400M. Porém, não há nada oficial e até mesmo a Boeing não foi descartada como provável parceira. A EADS planeja enviar uma das aeronaves de teste do programa para uma turnê de demonstração pelos EUA no ano que vem.
LEIA TAMBÉM: