Marinha e FAB localizam e atuam no resgate de 64 sobreviventes de veleiro
Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) localizaram as balsas com 64 sobreviventes do veleiro Concórdia, um navio-escola canadense pertencente ao “West Island College Internacional”, que estava realizando a travessia de Recife para Montevidéu. A embarcação havia partido da capital pernambucana no dia 8 de fevereiro. De acordo com a Marinha do Brasil, o veleiro enfrentou fortes ventos e naufragou a aproximadamente 500 km da costa do litoral do Rio de Janeiro. A última balsa, com 20 pessoas, foi encontrada nesta manhã (dia 19).
As operações de busca iniciaram-se ontem, dia 18 de fevereiro, por volta das 16 horas. O Centro de Operações Aéreas da Segunda Força Aérea (II FAE) foi informado que o veleiro Concórdia, com bandeira de Barbados, com aproximadamente 56 metros de comprimento, emitia sinal de socorro a aproximadamente 500 km da costa do Rio de Janeiro. Foi acionada então a aeronave P-95A do Esquadrão Cardeal (foto acima), sediado na Base Aérea de Santa Cruz, para verificar o ocorrido.
O avião decolou às 18 horas, chegando ao local do incidente por volta das 19h45, onde iniciou o padrão de busca, localizando então sobreviventes que se encontravam em um bote. Às 2 horas de hoje(19), decolou da Base Aérea do Galeão a aeronave KC-130, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte, chegando ao local às 3h10. Durante as buscas foram localizadas as três outras balsas com sobreviventes.
FONTE: CECOMSAER / FOTO: Poder Aéreo