WarBirds no Tabahost
O WarBirds tinha ainda gráficos 2D em 1996/97 e depois recebeu gráficos 3D também. O download e a instalação do WB sempre foram gratuitos, mas para voar online conectado no servidor da IEN, o usuário tinha que pagar cerca de US$2 por hora de voo. As primeiras horas online eram de graça, mas os usuários acabavam pagando, porque a experiência era viciante.
Hoje é possível voar WarBirds conectado de graça no Tabajara Host©, um servidor MMPOG (massively multiplayer online game).
O programa do servidor Tabajara Host© foi desenvolvido no Brasil sem objetivo comercial ou intuito financeiro, e nunca ofendeu as leis brasileiras de patentes ou de copyright, por ter sido desenvolvido através do recurso de pesquisa denominado protocol sniffing, de maneira semelhante de como foi desenvolvido o sistema Samba. Foi escrito em linguagem C “from scratch” e possui atualmente mais de 37.000 linhas de código.
História
Após seis meses de análise do protocolo cliente-servidor utilizando a técnica “French Cafe”, (amplamente utilizada por desenvolvedores e que não é considerada Engenharia Reversa de Software e sim de Protocolos, o que não inflige leis de Copyright), iniciou-se a programação do servidor, que após outros seis meses (já em 2005) chega à versão Alpha, já permitindo batalhas online e interação com as funcionalidades dos terrenos.
Neste ponto, a Tabahost© era apenas uma brincadeira de fundo de quintal, mas com um grande potencial. Era hospedado em um servidor caseiro no Brasil e permitia que alguns pilotos brasileiros realizassem treinos táticos e de combate. Com o tempo, investimentos pessoais e crença, por parte dos brasileiros, no sucesso do projeto, conseguiu-se melhorar aos poucos as condições de hospedagem da Tabahost©, o que atraiu a atenção de jogadores do mundo todo.
Em 2007, com a boa vontade do piloto “maleti”, conseguiu-se a hospedagem da Tabahost© na Europa, em um servidor com melhor ligação à Internet, o que ajudou bastante a reduzir o “lag” globalmente e ter maior estabilidade nas conexões. Foi realizado em 15 de Junho de 2007 o primeiro “Scenario” chamado “Operation Cerberus”, contando com a presença de cerca de 40 pilotos simultâneamente.
Na virada de 2008, a Tabahost© compatibilizou-se com o WarBirds 3 versão 2007 (trabalho relativamente simples que custou apenas uma semana de empenho). Mais tarde, o servidor foi movido para os Estados Unidos.
Novamente, para não causar transtornos aos pilotos, a Tabahost© moveu-se, por gentileza do piloto “elgato”, novamente para a Europa, onde está atualmente.
Em meados de 2008, o Software da Tabahost© já se encontrava estável, e em 15 de Maio de 2008 o Software foi devidamente Registrado em “Register of Copyrights, United States of America”, obtendo o famoso Copyright.
Atualmente a Tabahost© opera em um PIII 750Mhz, 256MB RAM, dedicado 24h por dia, com ligação dedicada à Internet, com controle de QoS para assegurar a qualidade da conexão, ocupando cerca de 4% do processador e 10% da memória (carga total do servidor, contando todos os serviços instalados = 17% CPU, 30% Mem) e atende até 50 jogadores em simultâneo (limitado apenas pela ligação de rede).
Voe você também
Apesar de não ter o apelo visual que os simuladores mais recentes, como o IL-2 Sturmovik, o WarBirds tem um modelo de voo muito realista para combates aéreos da Segunda Guerra. Os modelos de voo do P-47D e do Zero, por exemplo, são muito diferentes e exigem treinamento para o domínio de cada tipo de avião, especialmente nos duelos aéreos na arena.
Para voar o WarBirds conectado ao Tabahost© siga os passos:
- Baixe o simulador (arquivo de quase 1Gb) clicando aqui e instale no seu Windows, de preferência no XP.
- Baixe o programinha THLauncher.
- Baixe o set de medalhas (THWB3ImagePack.zip), descompacte e instale na pasta \offln\common, dentro da pasta do WarBirds.
- Crie uma conta no fórum do Tabahost clicando aqui. Seu login e senha do fórum servirão para você conectar o seu WarBirds ao servidor Tabahost, utilizando o THLauncher.