No final do mês de janeiro, o Ministro da Defesa do Chile, Francisco Vidal Salinas, discursou para a imprensa do país em hangar da IIª Brigada Aérea da FACH (Força Aérea do Chile), sobre as últimas aquisições de aeronaves para a Força. O Ministro estave acompanhado do Comandante da FACH, General do Ar Ricardo Ortega Perrier e do Subsecretário de Aviação Aviación Raúl Vergara Meneses. Foram tratadas as aquisições de 3 aviões-tanque e de transporte KC-135, 12 treinadores turboélice Super Tucano, 12 helicópteros Bell-412 e 18 caças F-16.

Os prazos de entrega:

O Ministro revelou que os seis primeiros F-16 da nova aquisição deverão chegar ao Chile no próximo mês de outubro, equipando o Grupo de Aviação Nº7, da Vª Brigada Aérea, em Antofagasta – segundo a autoridade, o processo de autorizações para a aquisição já foi encerrado.

Já o primeiro KC-135 deverá chegar ao país andino em fevereiro, para consolidar a base de transporte estratégico, aumentando a capacidade de carga e transporte da FACH e atuar como reabastecedor em voo das aeronaves de combate.

Os primeiros seis treinadores Super Tucano já se encontram no Chile (vide matérias nos links abaixo) e os outros seis deverão ser entregues nos próximos meses. Os aviões, que devem substituir gradualmente os jatos A-36 (segundo o informe) são destinados ao Grupo de Aviação Nº1, da Iª Brigada Aérea, em Iquique, como vetores para a realização do curso tático pelos oficiais selecionados para a área de combate.

Helicópteros

Por fim, o Ministro informou que os 12 helicópteros Bell 412 são destinados a ampliar a capacidade de transporte e ajuda em emergências, levando-se em consideração os constantes desastres naturais que o Chile vem enfrentando.

O General Ortega ressaltou que considera um orgulho que o Chile conte com esses equipamentos, dotados de sistemas de qualidade mundial, enfatizando que as aquisições enquadram-se em ciclos de reequipamento de aeronaves mais antigas por outras mais novas.

FONTE / FOTOS: Força Aérea do Chile (FACH)

SAIBA MAIS:

wpDiscuz