Não é a primeira vez que se pede o rebaixamento de preço do Rafale
A autorização oficial para o início da produção do Rafale saiu em 23 de dezembro de 1992 e o contrato fechado em 26 de março de 1993, sob o orçamento daquele ano.
O contrato de produção inicial foi para apenas duas aeronaves, um Rafale B para o Armeé de l’Air e um Rafale M para a Marine Nationale.
O orçamento de 1994 incluiu mais dois Rafale M e um Rafale B. Em novembro de 1995, o contrato de desenvolvimento do Rafale foi suspenso. Em abril de 1996, todo o programa de desenvolvimento do avião foi congelado, por falta de verbas.
Na época, o Governo Francês lutava para cortar gastos públicos para atingir as metas monetárias da União Européia. Diante de tal situação, o Governo impôs uma redução de 10% no custo unitário do Rafale.
Depois de duras negociações, o acordo foi fechado em 22 de janeiro de 1997, quando a Dassault agarrou a oferta do Governo de 48 encomendas firmes do Rafale pelo período de 1997-2004, com redução de 10% no preço.
FONTE: Air International Vol.52 No.6. junho 1997