Trata-se do BF-3, o terceiro protótipo da versão STOVL F-35B, de decolagem curta e pouso vertical. Antes do final do ano, a aeronave deverá realizar testes de lançamento de armas

Na terça-feira passada, 2 de fevereiro, o quinto protótipo do F-35 (e terceiro da versão STOVL) a iniciar operações de voo decolou pela primeira vez, a partir da unidade de Fort Worth da Lockheed Martin. Segundo a empresa, o voo durou uma hora, em que Chefe dos Pilotos de Teste Jon Beesley testou as qualidades de controle da aeronave, que recebeu a denominação BF-3, além do funcionamento do motor, operação do trem de pouso e a performance dos subsistemas básicos.

O BF-3 une-se agora a outros dois F-35B (STOVL) e um F-35A (de decolagem e pouso convencionais – CTOL) que atualmente realizam voos de teste. O primeiro F-35 CTOL, o AA-1, está no momento em preparação para testes de fogo. As principais missões do novo protótipo serão avaliar sistemas e expandir o envelope aerodinâmico e de cargas estruturais do F-35 – para tanto, no final deste ano deverá carregar e lançar a maior parte do armamento que o F-35B utilizará em combate, em testes a serem realizados na Naval Air Station Patuxent River (EUA).

FONTE / FOTO: Lockheed Martin

SAIBA MAIS:

wpDiscuz