Boeing recebe contrato para modernizar frota francesa de AWACS
As quatro aeronaves da frota deverão começar a modernização em 2012, com término planejado para 2015
A Boeing informou na última quarta-feira, 3 de fevereiro, que recebeu um contrato no valor de 364 milhões de dólares, via FMS (Foreign Military Sales) do Electronics Systems Center da Base Aérea de Hanscom (Massachusetts, EUA) para modernizar a frota de quatro aeronaves E-3F AWACS da Força Aérea Francesa (Armée de l´air), assim como sistemas de solo. Trata-se, segundo a empresa, do maior upgrade já realizado na frota francesa de aeronaves de controle e alerta aéreo antecipado, que proporcionará melhorias na consciência situacional, com redução da carga de trabalho dos operadores graças a novos computadores de missão, permitindo que mais tempo seja ocupado no controle da arena de combate aérea.
Considerada uma modernização de meia vida na frota francesa, e baseada no padrão AWACS Block 40/45 das aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), a modernização deverá aumentar dramaticamente o potencial dos quatro aviões para operações centradas em rede, assim como diminuir os custos do ciclo de vida e aumentar a capacidade de execução das missões, confiabilidade e efetividade.
Segundo a Boeing, a modernização inclui:
- Display primário AWACS, que amplia a consciência situacional por meio de uma interface intuitiva e uma base de dados de mapas detalhados.
- Upgrades no interrogador amigo / inimigo (Identification Friend or Foe), incluindo capacidades Modo 5 e Modo S
- Quatro novos consoles de missão das aeronaves, aumentando de 10 para 14 a quantidade embarcada em cada uma.
- Um moderno processamento computadorizado de missão, permitindo melhoria na missão AWACS pelo uso de ferramentas avançadas de gerenciamento do combate como a Automatic Air Tasking Orders, Airspace Coordination Order updates, e decisões automatizadas.
- Melhoria nas capacidades de identificação de combate por meio de sensores integrados e datalinks.
- Multi-Source Integration process – integração automática de dados provenientes de sensores como radar, Electronic Support Measures e Link 16, melhorando a capacidade de acompanhamento dos alvos.
- Controle e gerenciamento digital do rádio, por meio de novos subsistemas computadorizados de missão.
- Arquitetura aberta de sistema para permitir rápidas atualizações do software, com menos hardware.
Está programado que a Air France Industries iniciará a instalação dos sistemas em suas instalações do aeroporto de Le Bourget (próximo a Paris), em 2012, para que toda a frota complete a modernização no terceiro trimestre de 2015.
FONTE / FOTO: Boeing
NOTA DO BLOG: veja nos links abaixo, de outras matérias publicadas no Blog, mais informações sobre a modernização de aeronaves de combate Mirage 2000 com o link 16 e sobre equipamentos IFF interoperáveis com os modos 5 e S, da OTAN – características apresentadas na relação de modernizações dos AWACS franceses
SAIBA MAIS: