O mito da invencibilidade dos aviões “invisíveis” foi derrubado juntamente com um F-117A Nighthawk, no antigo território da Iugoslávia, em 27 de março de 1999, durante a Guerra do Kosovo.

Na época houve grande debate sobre como as defesas antiaéres antiquadas da Sérvia puderam derrubar uma aeronave tão sofisticada.

Mais tarde foi revelado que o F-117A foi abatido por um míssil superfície-ar (SAM) SA-3 Goa. Existem várias explicações sobre o que pode ter contribuído para o sucesso do velho SAM de fabricação russa contra o moderno caça “stealth” americano.

Uma delas é que o F-117A foi projetado para ser “invisível” aos radares modernos, mas não contra os radares velhos de longo comprimento de onda, como o do SA-3. Outra possibilidade, seria a combinação de tática inteligente, rápido aprendizado e sorte do inimigo.

Outro fatores que podem ter contribuído para o abate:

  • A mesma rota foi usada múltiplas vezes pelos F-117A, tornando-se conhecida;
  • O avião de guerra eletrônica EA-6B não deu cobertura naquele dia;
  • O F-117A pode ter sido detectado visualmente;
  • A aeronave pode ter perdido sua capacidade “stealth” por uma falha mecânica.

Vários mísseis SA-3 teriam sido lançados contra o F-117A e um deles detonou próximo do avião, forçando o piloto a ejetar. A detonação por proximidade deixou a fuselagem cheia de perfurações de estilhaços.

Missões realizadas pelos F-117A:

  • Panamá – Operation Just Cause (USAF, 1989)
  • Iraque – Operation Desert Storm (USAF, 1991)
  • Kosovo – Operation Allied Force (USAF, 1999)
  • Iraque – Operation Iraqi Freedom (USAF, 2003)

Panamá

  • 4 F-117s em uma sortida.

Desert Storm I

  • 42 F-117A Nighthawks
  • Número de sortidas: 1.271
  • Dias de Campanha: 43
  • Total de horas de voo em combate: +6.900h
  • Duração média de missão: 5,4h
  • Total de bombas lançadas: 2.040
  • Os F-117 eram apenas 2,5% da aviação dos EUA no Iraque, mas foram responsáveis por 40% dos alvos estratégicos.

Operation Iraqi Freedom

  • 12 F-117s voaram mais de 100 sortidas de combate.

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