‘Stealth’ abatido na Iugoslávia
O mito da invencibilidade dos aviões “invisíveis” foi derrubado juntamente com um F-117A Nighthawk, no antigo território da Iugoslávia, em 27 de março de 1999, durante a Guerra do Kosovo.
Na época houve grande debate sobre como as defesas antiaéres antiquadas da Sérvia puderam derrubar uma aeronave tão sofisticada.
Mais tarde foi revelado que o F-117A foi abatido por um míssil superfície-ar (SAM) SA-3 Goa. Existem várias explicações sobre o que pode ter contribuído para o sucesso do velho SAM de fabricação russa contra o moderno caça “stealth” americano.
Uma delas é que o F-117A foi projetado para ser “invisível” aos radares modernos, mas não contra os radares velhos de longo comprimento de onda, como o do SA-3. Outra possibilidade, seria a combinação de tática inteligente, rápido aprendizado e sorte do inimigo.
Outro fatores que podem ter contribuído para o abate:
- A mesma rota foi usada múltiplas vezes pelos F-117A, tornando-se conhecida;
- O avião de guerra eletrônica EA-6B não deu cobertura naquele dia;
- O F-117A pode ter sido detectado visualmente;
- A aeronave pode ter perdido sua capacidade “stealth” por uma falha mecânica.
Vários mísseis SA-3 teriam sido lançados contra o F-117A e um deles detonou próximo do avião, forçando o piloto a ejetar. A detonação por proximidade deixou a fuselagem cheia de perfurações de estilhaços.
Missões realizadas pelos F-117A:
- Panamá – Operation Just Cause (USAF, 1989)
- Iraque – Operation Desert Storm (USAF, 1991)
- Kosovo – Operation Allied Force (USAF, 1999)
- Iraque – Operation Iraqi Freedom (USAF, 2003)
Panamá
- 4 F-117s em uma sortida.
Desert Storm I
- 42 F-117A Nighthawks
- Número de sortidas: 1.271
- Dias de Campanha: 43
- Total de horas de voo em combate: +6.900h
- Duração média de missão: 5,4h
- Total de bombas lançadas: 2.040
- Os F-117 eram apenas 2,5% da aviação dos EUA no Iraque, mas foram responsáveis por 40% dos alvos estratégicos.
Operation Iraqi Freedom
- 12 F-117s voaram mais de 100 sortidas de combate.
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