Depois da primeira aparição pública do PAK FA e das imagens disponíveis, começaram as especulações sobre o nível de furtividade alcançado pela aeronave. Quais as soluções encontradas pelos engenheiros russos para diminuir a Seção Reta Radar (RCS) do seu caça de 5a. geração?

Sabe-se que o maior refletor radar no aspecto frontal de um caça é o compressor das turbinas. Nas foto acima e abaixo percebe-se o desalinhamento das turbinas em relação às entradas de ar, para evitar que as ondas de radar atinjam diretamente os compressores.

Pelas análises preliminares o PAK FA poderia alcançar um RCS frontal muito pequeno, devido à curvatura dos dutos de ar das turbinas.

Cerca de 90% do fan das turbinas pode ter sido ocultado da reflexão direta das ondas de radar. Observar nas marcações das fotos, o desalinhamento do eixo das turbinas em relação à entrada de ar.

Além de ocultar o fan das turbinas, os russos também seguiram a mesma técnica do alinhamento das bordas no PAK FA, como os americanos fizeram no F-22, só que usando ângulos diferentes.

Com os dados disponíveis, pode-se arriscar que o PAK FA terá um RCS muito baixo, semelhante ao do F-22 ou até superior, pelo menos no aspecto frontal. Isso sem levar em conta o emprego de material radar absorvente (RAM).

O RCS traseiro ainda terá que ser analisado, depois que as novas turbinas forem instaladas.

IMAGENS: Fórum Keypublishing

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