F-16 com radar AESA da NCG cumpre voos de demonstração
Nesta segunda-feira, 25 de janeiro, a Northrop Grumman Corporation (NCG) informou que o seu Scalable Agile Beam Radar (SABR) foi demonstrado com sucesso em uma aeronave F-16 da USAF (Força Aérea dos EUA). Segundo a empresa, foi completada uma série de voos de demonstração, em conjunto com a USAF, na Base Aérea de Edwards (Califórnia), de forma a apoiar e estudo de viabilidade de radar AESA (Active Electronically Scanned Array – varredura eletrônica ativa) no F-16.
Segundo a Northrop Grumman, há dois anos a empresa defendia que a tecnologia AESA estaria, no futuro, na ordem do dia das Forças Aéreas do mundo, notadamente através de tecnologia para modernizações graduais ou “escaláveis” ( “scalable retrofit technology”), termo que está na sigla SABR.
A meta da NCG, com a demonstração, foi de validar o desenvolvimento de um radar AESA que possa ser facilmente instalado na linha de voo e integrado aos sistemas de energia e refrigeração da frota existente de F-16. Segundo a empresa, a performance dos modos de detecção e acompanhamento ar-ar, ar-terra e de mapeamento por radar de abertura sintética (Synthetic Aperture Radar -SAR) atingiu e superou expectativas.
Além do F-16, o SABR foi planejado para retrofitar outras aeronaves de caça, ataque e treinamento, como uma solução de “escalável” (ou gradual) de custos aceitáveis, prometendo a melhor performance, multifuncionalidade e maior disponibilidade inerente a radares AESA, quando comparados a radares convencionais, de escaneamento mecânico. Isso inclui também uma melhora na capacidade de combate, em que o SABR aumenta a consciência situacional, o alcance de detecção, a resolução do mapeamento SAR, proporcionando a utilização “simultânea” (ou rapidamente intercalada) de modos ar-ar e ar-superfície, além de uma capacidade de ataque de precisão em quaisquer condições de tempo e de ambiente.
FONTE / FOTO: Northrop Grumman
NOTA DO BLOG: no primeiro link abaixo, ver proposta de outra empresa, a Raytheon, para “retrofit” de aeronaves F-16 com radar AESA. No segundo link, as características do F-16IN, oferecido pela Lockheed Martin para a concorrência MMRCA indiana, a ser equipado “de fábrica” com radar AESA da Northrop Grumman.
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