Um fórum indiano sugeriu que o nome empregado pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para designar o PAK-FA, o projeto de caça russo de 5ª geração, fosse “Firefox”.

Firefox foi também o nome dado a um romance escrito por Craig Thomas, publicado em 1977. A história fictícia relata o desenvolvimento de um caça furtivo pelos soviéticos denominado MiG-31. Além da furtividade, a aeronave seria capaz de voar a Mach 5, ter um alcance de 3.000 milhas e sistema de armas comandado pelo pensamento do piloto. Uma aeronave como essa desequilibraria completamente o balanço militar entre as duas superpotências, dando aos soviéticos a capacidade de dominar os céus.

Em 1982 o livro virou filme nas mãos de Clint Eastwood, que produziu, dirigiu e atuou. Mitchell Grant (Eastwood) era um piloto norte-americano veterano dos combates sobre o Vietnã, treinado para roubar o caça soviético.

Hoje em dia sabemos que o MiG-31 é uma aeronave bem diferente da descrita acima, embora ainda seja um caça de desempenho espetacular. O MiG-31 recebeu o nome “Foxhound” da OTAN. Portanto, “Firefox” continua disponível. Será que dessa vez a ficção acertará?

FOTOS:  thinkinrussian.org/imdb

wpDiscuz