Os belos Mirage F1, sobre o Chade
As belas fotos acima e abaixo são de informe do Armée de l´air (Força Aérea Francesa) publicado na última terça-feira, dia 19 de janeiro, sobre a “troca de guarda” realizada no início do mês no destacamento de Mirage F1 em N’Djamena (capital do Chade). Dois Mirage F1 CR, provenientes do Esquadrão de Caça 1/33 “Belfort”, da base aérea 112 de Reims, tiveram o apoio de um Boeing C135 FR para dois reabastecimentos em voo, no traslado que durou 5 horas e 30 minutos, realizado no dia 6 de janeiro.
O 1/33 “Belfort” tem como principal missão o reconhecimento (daí a designação CR de seus Mirage F1) e, ao contrário de outro esquadrão que utiliza o Mirage F1 (o 1/30 “Normandie-Niemen”, que emprega o F1 na versão CT, de caça / ataque), não está ainda entre os prováveis esquadrões a serem reequipados com o Rafale, no processo gradual de desativação / reequipamento de esquadrões em que, no futuro, espera-se ter o Rafale como único avião de combate, dadas as suas características “omnirole” em desenvolvimento na versão F3 (veja último link da lista abaixo).
FONTE / FOTO: Armée de l´air (Força Aérea Francesa)
NOTA DO BLOG: na foto do alto, com quatro aeronaves em formação, percebe-se a presença de dois caças com tanques subalares e dois sem, o que ajuda a identificar as duas aeronaves do 1/33 que fizeram o traslado a partir de Reims. As outras duas, vistas sem os tanques, provavelmente decolaram de N’Djamena para “interceptar” os recém chegados, dando as boas vindas aos caças e pilotos que vieram lhes render na missão de garantir a presença do Armée de l´air no país do centro-norte da África.
VEJA MAIS SOBRE AS MUDANÇAS EM CURSO NO ARMÉE DE L´AIR: