P-3 de Taiwan com o pé na estrada
Pela primeira vez em quase 50 anos, um avião P-3 Orion viajou quase 2.000 milhas sem sair do chão.
A primeira das 12 aeronaves P-3C Orion, compradas por Taiwan, concluiu com êxito o seu transporte terrestre em outubro, da Davis-Monthan Air Force Base, em Tucson, no Arizona, até a fábrica da Lockheed Martin em Greenville, SC, onde irá passar por manutenção completa, extensão da vida útil das estruturas e atualizações na aviônica, antes da entrega a Taiwan.
Todas as 12 aeronaves estão classificadas como “não-voáveis”, devido à fadiga estrutural. Então, uma equipe da Marinha dos EUA teve que encontrar um meio de desmontar os aviões com segurança e transportá-los por via terrestre de Tucson para Greenville.
Para reduzir o risco de danos às aeronaves durante o transporte, a equipe optou pelo transporte por caminhão – um processo que só exige a movimentação da fuselagem duas vezes. A antiga ferramenta BL-65, usada na fabricação do P-3 há 50 anos, foi ressuscitada para facilitar a movimentação da fuselagem no chão.
O segundo avião já está em desmontagem pelo AMARG e as aeronaves restantes serão transportados ao longo dos próximos três anos. A aeronave final está prevista para sair da Davis-Monthan AFB em junho de 2013. Cada P-3 leva cerca de 6 meses para ser desmontado e colocado em 9 caminhões para o transporte.
O transporte com sucesso do primeiro P-3C por via terrestre atraiu o interesse de outras organizações governamentais, bem como de outros operadores de P-3.
FONTE e FOTOS: Naval Air Systems Command (NAVAIR)
SAIBA MAIS: